O espaço dedicado aos profissionais portugueses no futebol brasileiro.

Gustavo Quinteros deixa comando técnico do Grêmio após goleada frente ao Mirassol

Com desempenho irregular e pressão crescente, o técnico argentino deixa o clube às vésperas do Gre-Nal.

Por Eduardo Vieira

17/04/2025 – Atualidade

Imagem: ANGELO PIERETTI/GRÊMIO FBPA

Gustavo Quinteros já não é treinador do Grêmio. A sua saída foi confirmada na madrugada desta quinta-feira (17), após a pesada derrota por 4-1 diante do Mirassol, no interior de São Paulo, pela 4.ª jornada do Campeonato Brasileiro. O presidente do clube, Alberto Guerra, anunciou a decisão em entrevista à imprensa brasileira, admitindo que o desempenho da equipa ficou muito aquém do esperado e justificando a mudança como forma de “remobilizar” o grupo antes do Gre-Nal de sábado.

“Hoje foi um resultado muito mau. Da maneira como foi, talvez tenha sido uma das partidas que mais me deixou envergonhado. Tomámos a decisão, dentro do departamento de futebol, de rescindir o contrato com Gustavo Quinteros”, afirmou Guerra. “É um profissional de altíssimo nível, fez o melhor que pôde. Mas há momentos em que as coisas simplesmente não funcionam. Acreditamos que esta é a melhor decisão para reanimar o grupo e chamar a nossa torcida para nos apoiar num jogo tão importante como o clássico de sábado”, acrescentou.

Quinteros chegou ao Grêmio no início do ano, após a saída de Renato Portaluppi, e somou 20 jogos oficiais, com nove vitórias, cinco empates e seis derrotas — um aproveitamento de 53%. Apesar de alguns resultados expressivos no Campeonato Gaúcho, a equipa não apresentou evolução contra adversários da elite nacional e tropeçou em jogos teoricamente acessíveis na Copa do Brasil, precisando dos penáltis para avançar contra São Raimundo-RR e Athletic.

Internamente, o treinador era visto como alguém com boa metodologia de treino, mas com dificuldades de adaptação e diálogo com jogadores influentes do plantel. Segundo apurou o Globo Esporte, atletas como Cuéllar demonstraram insatisfação com decisões técnicas, e a relação com líderes do balneário, como Kannemann, foi considerada distante. A falta de flexibilidade em ajustar o modelo de jogo também foi um dos factores que minaram o seu trabalho.

A eliminação para o Flamengo na última jornada e a goleada sofrida em Mirassol selaram o destino do treinador argentino naturalizado boliviano. Após o jogo, Quinteros reuniu-se com a direcção e, posteriormente, despediu-se dos jogadores no balneário. Foi aplaudido pelo grupo em sinal de respeito.

Com a saída de Quinteros, o auxiliar James Freitas assumirá interinamente o comando da equipa no Gre-Nal de sábado. O clube procura agora um novo treinador, e nomes como Mano Menezes, Dorival Júnior e Fernando Diniz estão na lista de alvos. Dorival, no entanto, mantém conversações com o Corinthians e pode não estar disponível. Assim, Mano surge como favorito nos bastidores para assumir o cargo.

A saída do treinador também abre caminho para a chegada de um coordenador técnico. Luiz Felipe Scolari, que já foi procurado no final do ano passado, volta a ser considerado como primeira opção para a função.

Quinteros, que tinha contrato até ao fim de 2025, deixa o Grêmio juntamente com os auxiliares Leandro Desábato, Maximiliano Quezada, Rodrigo Quinteros (seu filho) e o preparador físico Hugo Roldán. A direcção espera definir o novo treinador nos próximos dias, mas não deverá concluir a contratação a tempo de o inscrever para o clássico de sábado, uma vez que esta sexta-feira é feriado nacional.

Subscreva-se a nossa newsletter e fique por dentro do campeonato brasileiro por um ponto de vista português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

logo-botafogo-256 (1)

Botafogo

ceara

Ceará

logo-cruzeiro-256

Cruzeiro

palmeiras

Palmeiras

logo-santos-256

Santos

Escudo_do_SPFC_2006-Atualmente

São Paulo

sport

Sport Recife

vasco

Vasco