O espaço dedicado aos profissionais portugueses no futebol brasileiro.

Revolução portuguesa no futebol brasileiro

Nos últimos anos, treinadores portugueses redefiniram a forma como o futebol é jogado no Brasil. Com métodos modernos e uma nova abordagem tática, nomes como Jorge Jesus e Abel Ferreira mudaram a dinâmica do futebol brasileiro, provando que a influência lusitana vai muito além das fronteiras de Portugal.

Por Eduardo Vieira

25/03/2025 12h00 .- Atualidade

Imagem: Staff Images/Conmebol

Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem testemunhado uma revolução silenciosa, liderada por treinadores portugueses que não apenas conquistaram títulos importantes, como também introduziram novas filosofias de jogo. Com métodos inovadores, mentalidade estratégica e um olhar atento ao desenvolvimento tático, estes técnicos lusitanos desafiaram o tradicional estilo de jogo brasileiro e impuseram um novo ritmo às equipas que comandam.

Essa influência lusitana teve o seu início assinalado em junho de 2019, quando Jorge Jesus foi apresentado oficialmente como o novo treinador do Flamengo, substituindo o histórico Abel Braga após um início de ano irregular.

No comando da equipa carioca, o “Mister”, como era chamado pelos adeptos brasileiros, marcou história, tendo mais títulos (5) do que derrotas (4). Entre essas vitórias, destaca-se a conquista da Copa Libertadores frente ao River Plate, quase 40 anos após a primeira conquista desta prova pelo Flamengo em 1981.

Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

O sucesso de Jorge Jesus foi um divisor de águas no futebol brasileiro, não apenas pelos seus triunfos, mas também pelo estilo de jogo ofensivo, abrindo as portas do Brasil a outros treinadores portugueses. “Eu sinto-me como o Pedro Álvares Cabral do futebol português no Brasil, onde foi confirmado e justificado: o treinador português é o melhor treinador do mundo”, afirmou em entrevista ao Globo Esporte.

Cerca de um ano após a chegada de Jorge Jesus ao Brasil, o jovem treinador português Abel Ferreira chegou a São Paulo para assinar com o Palmeiras, após deixar os gregos do PAOK. “Fui contra toda a minha família. Ninguém queria que eu viesse. Ninguém”, relembrou em entrevista à Coaches Voice.

Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Apesar das desconfianças de seus familiares e dos próprios adeptos palmeirenses, o ex-treinador do Sporting de Braga rapidamente mostrou ao que vinha. Na sua primeira época a frente do plantel alviverde, sagrou-se campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América.

Marcado pelo desenvolvimento de jovens talentos como Endrick, Gabriel Menino e Estevão, Abel Ferreira é hoje considerado um dos maiores nomes da história do Palmeiras, tendo ainda conquistado os Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023, e mais uma Copa Libertadores em 2021.

Já em 2024, tentando reerguer-se após a perda do Campeonato Brasileiro do ano anterior, os dirigentes do Botafogo viajaram até Portugal para contratar Artur Jorge, que, na altura, comandava o Sporting de Braga.

“Foi um processo muito simples. A minha vontade era vir, foi fácil convencerem-me”, afirmou o treinador à imprensa brasileira após a sua chegada no Brasil. “A minha vontade é estar aqui e vamos fazer com que as coisas funcionem”, reiterou.

Durante a sua passagem pelo Botafogo, Artur Jorge alcançou um feito inédito na gloriosa história do clube carioca: a conquista da Copa Libertadores. Além disso, foi responsável por pôr fim a um jejum de 29 anos sem vencer o campeonato nacional do país.

Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Juntos, esses três treinadores detêm as taças de quatro das últimas seis edições tanto da Copa Libertadores quanto do Brasileirão, para além de terem modificado a própria forma de se jogar a bola no “país do futebol”.

“Quando chegamos, o futebol era muito de posição, de pouca pressão. Hoje, não, eles já sabem o que é fazer pressão alta. Esse foi um dos componentes do jogo que fizeram mudar o futebol brasileiro, porque a qualidade que o jogador tem continua, o talento continua todo lá, mas no futebol só o talento não ganha jogos hoje em dia”, afirmou Jorge Jesus.

A presença desses treinadores evidencia o crescente intercâmbio entre o futebol português e brasileiro, resultando em trocas de conhecimentos e estilos que enriquecem o esporte em ambos os países.

Subscreva-se a nossa newsletter e fique por dentro do campeonato brasileiro por um ponto de vista português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

logo-botafogo-256 (1)

Botafogo

ceara

Ceará

logo-cruzeiro-256

Cruzeiro

palmeiras

Palmeiras

logo-santos-256

Santos

Escudo_do_SPFC_2006-Atualmente

São Paulo

sport

Sport Recife

vasco

Vasco

Data provided by Scoreaxis