O espaço dedicado aos profissionais portugueses no futebol brasileiro.

CBF tem três portugueses entre os quatro preferidos para assumir a seleção brasileira

Com a saída de Dorival Júnior, a CBF reduziu a lista de possíveis substitutos a quatro nomes europeus — três deles portugueses. Jorge Jesus lidera a corrida, seguido por Abel Ferreira, José Mourinho e Carlo Ancelotti.

Por Eduardo Vieira

04/04/2025 – Atualidade

Imagem: Clever Felix / LDG News

Após a saída de Dorival Júnior, motivada por maus resultados à frente da Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) intensifica a busca por um novo nome para liderar a equipe nacional. Segundo informações reveladas pelo jornalista André Rizek, da TV Globo, a lista de favoritos foi reduzida a quatro treinadores europeus — três deles portugueses.

Os nomes mais cotados atualmente são Jorge Jesus (Al Hilal), Abel Ferreira (Palmeiras), José Mourinho (Fenerbahçe) e Carlo Ancelotti (Real Madrid). Ainda de acordo com Rizek, o português Jorge Jesus é o nome mais bem posicionado na corrida. “O principal nome, o mais plausível, é o de Jorge Jesus. Mas, além de Jesus, há Abel Ferreira, Carlo Ancelotti e a novidade, que não foi falada ainda, José Mourinho”, destacou o repórter.

A CBF já demonstrava, há mais de um ano, interesse em Carlo Ancelotti, tido como o “nome dos sonhos” pelo presidente Ednaldo Rodrigues. O treinador italiano, no entanto, tem contrato com o Real Madrid até meados de 2026, o que torna sua contratação improvável no curto prazo. Uma eventual saída poderia ser cogitada apenas após a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, no segundo semestre deste ano.

Jorge Jesus, por sua vez, aguarda apenas uma proposta oficial da CBF. Aos 70 anos, o treinador do Al Hilal nutre o desejo de retornar ao futebol brasileiro, onde teve grande passagem pelo Flamengo em 2019. Ainda que o clube saudita também dispute o Mundial de Clubes, segundo o jornal Globo, o treinador estaria disposto a deixar o cargo imediatamente caso o convite da seleção se concretize.

Outro nome bem cotado internamente é o de Abel Ferreira, que vem se consolidando como um dos treinadores mais vitoriosos da história recente do futebol brasileiro. No comando do Palmeiras, conquistou duas Libertadores e dois Brasileiros, entre outros títulos. Apesar do prestígio, Abel mantém o foco no clube paulista e evita comentar o assunto: “Não falo de ‘ses’, e a Leila [presidente do Palmeiras] já foi clara em relação a esse tema”, afirmou.

A surpresa na lista revelada por Rizek é José Mourinho. Segundo revelado pelo portal Lance!, o nome do “Special One” chegou a ser cogitado no início do ano, mas perdeu força após a escolha por Dorival. No entanto, com a possibilidade de uma saída do Fenerbahçe — onde vive momento de instabilidade —, o treinador português volta ao radar da CBF e pode estar disponível no mercado em breve.

A definição do novo comandante deve ocorrer nas próximas semanas, já que a Seleção Brasileira volta a campo em junho pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra Equador e Paraguai. Caso opte por aguardar algum técnico envolvido no Mundial de Clubes, a CBF poderá recorrer a um treinador interino nesses compromissos decisivos.

Imagem: Aleksandr Osipov

Subscreva-se a nossa newsletter e fique por dentro do campeonato brasileiro por um ponto de vista português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

logo-botafogo-256 (1)

Botafogo

ceara

Ceará

logo-cruzeiro-256

Cruzeiro

palmeiras

Palmeiras

logo-santos-256

Santos

Escudo_do_SPFC_2006-Atualmente

São Paulo

sport

Sport Recife

vasco

Vasco